top of page

Eixo de Intervenção 2 - Central de Recursos

Parceira PORTUGAL MAIS FELIZ e CLDS + TECE 

Durante os dias 9 e 10 de novembro, 10 voluntários sinalizados pelo CLDS+ estiveram presentes na Loja do Modelo do Pragal a apoiar na recolha dos alimentos do projeto Missão Sorriso / Portugal mais Feliz - Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Foram doados 500 produtos alimentares distribuídos em 20 cabazes para apoiar famílias carenciadas da freguesia da Caparica.

 

Esta foi uma iniciativa que ajudou a suprimir algumas das necessidades básicas das famílias apoiadas.

Universidades da Caparica contra a pobreza infantil

O CLDS+ TECE apelou aos estudantes universitários da Zona de intervenção (Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT); Escola Superior de Educação Jean Piaget em Almada; Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior) para se juntarem a nós numa ação de angariação de roupa e alimentos, que foram distribuídos por famílias carenciadas com menores a cargo.

Até agora conseguiram angariar cerca de 323 alimentos e a nível de roupa de criança, adulto, brinquedos e acessórios conseguiram 1172 unidades, além de alguns lençóis, cobertores e toalhas.Receberam também loiça , talheres e electrodomésticos perfazendo um total de 322 unidades.

 

Como a primeira necessidade das famílias são os alimentos, e estão angariados 323, pensámos em 25 famílias ( da 12 a 13 enlatados por cabaz) e precisamos da vossa colaboração para que identifiquem familias com menores a cargo para beneficiarem deste cabaz (uma vez que o foco do CLDS+ é a pobreza infantil)A roupa, pensámos em organizar por idades e tipo de roupa (calças, saias, camisas) e as famílias escolhiam de acordo com as necessidades.

 

24 famílias ( 102 pessoas, das quais 57 menores) sinalizadas pela equipa social do CSP Cristo Rei, beneficiaram de 359 produtos alimentares, 84 produtos de lar, 308 peças de roupa, 16 brinquedos e 4 artigos de puericultura.

 

Em parceira com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de almada, foram identifcadas 5 familias sinalizadas a esta entidade para atribuição de cabazes alimentares, abrangendo 12 menores.

 

Além destas famílias, a feira esteve aberta ao público e 20 famílias ( representando 76 pessoas) visitaram a feira solidária e foram beneficiadas com 349 peças de roupa, 78 artigos para o lar, 6 livros e 12 produtos de higiene. 

 

A distribuição foi efetuada no dia 19 de Novembro no Centro Comunitario dos 3 Vales.

 

Tanto os destinatários como parceiros manifestaram o interesse em haver uma próxima edição da feira.

bottom of page