top of page

Sobre

QUEM SOMOS

Contrato Local de Desenvolvimento Social+, com a designação de TECE - Transformar e Envolver para Capacitar e Empreender, coordenado e executado pelo Centro Social Paroquial de Cristo Rei.

Este projeto CLDS+ tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil e da exclusão social em territórios vulneráveis.

 

Foto by Barragon

NOSSA MISSÃO

Eixo de Intervenção 1 - Emprego, Formação e Qualificação. 

No final do projeto, o território está mais desperto para o empreendedorismo e mais apetrechado de meios potenciadores da empregabilidade.

 

Eixo de Intervenção 2 - Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil - No final do projeto é possível capacitar as famílias sinalizada pela parceria ao nível dos comportamentos, atitudes e competências pessoais e parentais.

 

Eixo de Intervenção 3 - Capacitação da Comunidade e das Instituições - No final do projeto, a comunidade está mais informada e sensibilizada para as potencialidades de uma atuação conjunta.

 

Foto by Barragon

CONTEXTO QUE LEVOU À CRIAÇÃO DO PROJETO

Empregabilidade: elevado número de população em idade ativa com baixas qualificações profissionais e escolares; desmotivação dos atores locais (população e empresários) consequência das dificuldades crescentes de (re)inserção no mercado de trabalho e crise económica; rigidez de algumas políticas ativas de emprego, o que dificulta a sua adequação às especificidades de certos grupos-alvo; duração reduzida dos estágios e pouca maturidade pessoal e social dos estagiários. 

Como necessidades são identificadas: maior acompanhamento dos estagiários; formação em contexto de trabalho; consolidação das competências de procura ativa de emprego; emprego apoiado; promoção de sinergias entre atores relevantes (entidades empregadoras, entidades formadoras, etc); manter aposta na educação de adultos e jovens. 


Famílias: existência de famílias isoladas sem suporte, nomeadamente famílias monoparentais; famílias com menores em risco, consequência de problemas económicos, falta de competências pessoais, parentais e sociais; aumento do desemprego, emprego precário ou mal remunerado, situação agravada pela crise económica e que coloca grande pressão sobre as famílias; falta de respostas ao nível de crianças/jovens entre 10/13 anos (transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico); violência doméstica e no namoro; desvalorização de certos aspetos relacionados com a saúde dos agregados familiares.

Como necessidades são identificadas: criação de mecanismos que facilitem a gestão da vida profissional e familiar; reforçar as competências parentais; criar mecanismos locais de combate ao desemprego; apostar em mecanismos de prevenção da exclusão social.

bottom of page